31.12.07

Jetsons

Já são quase 9 da manhã em Pequim e amigos chineses me ligam para avisar que, por enquanto, tudo bem em 2008.
Sendo assim, vou brindar ao Ano Novo. Nos vemos no futuro!

28.12.07

Como ser feliz em 2008

Com música, sempre.
Comece com Mutya em Real Girl, para ouvir lendo Tribuneiros.

23.12.07

Meu querido Santa

E aí, Noel, achou que eu não fosse te escrever esse ano, né? Estava sem tempo, agora finalmente esbarrei no espírito de Natal e sentei para fazer nossa tradicional comunicação. É só uma vez ao ano, não pode faltar. Sabe que tem gente que eu vi quase com essa freqüência em 2007? Nada bom.
De cara queria agradecer pela chuva, senti-la me causou a mesma felicidade que nos sobreviventes do sertão. Não ter obrigação de ir à praia me deixa passar o tempo livre recarregando as energias e criando guias de viagem. Já contei que talvez eu queira ser isso quando crescer? Mas eu adoro dias de sol, tá? No domingo fui ao Arpoador e estava tão maravilhoso que tinha até baleia no mar! Eu não vi, mas fingi que vi para me sentir mais privilegiada.
Desisti de viajar, troquei a passagem aérea pelo direito de ficar jogada nesse sofá e, pelo caos aéreo, parece que fui gênia. Não vou te encher de novo com história de caos aéreo, inclusive não quero mais escrever essas palavras. Vou te contar que ganhei uma almofada de Natal! Serei a primeira pessoa a montar uma casa a partir de uma almofada, e isso já faz dela o lugar mais sensacional do mundo.
Sinceramente não sei bem que presente pedir, posso ficar com um vale? Foi tanta correria para ter uma semana longe do trabalho que não lembrei nem de infernizar os outros cantando Já é Natal na Leader Magazine. Só quero saber de pernas para o ar.
Deixa pra passar aqui no final da noite, assim não precisa fazer visita de médico. Não vou sair, podemos tomar uma champagne rosé e bater papo. Se tiver algum duende estilo Will Ferrel pode trazer, a festa é sua, a festa é nossa, é de quem quiser desde que não perturbe. Minhas obrigações a partir de amanhã são ver muitos filmes (tenho amado tanto Daniel Autteil e Adrian Brody! Preciso ver Viagem a Darjeeling, Conversas com Meu Jardineiro, Meu Melhor Amigo, Across the Universe, Meu nome não é Johnny e Encantada. Sim, quero ver.), baixar músicas da Candie Payne, esvaziar o armário, pegar um solzinho e comprar o livro da Clarice Lispector com cartas para as irmãs – Minhas Queridas.
Preciso escrever mais cartas.
Essa já está ficando grande demais. Por fim, Santa, um desejo que achei em algum blog pelo mundo: “En tous cas, je vous souhaite d'être heureux, en cette période des fêtes. Et comme le dit ma chanson de Noël préférée: Have yourself a merry little Christmas, may your heart be light".
Desejar em francês é bonito, né?

14.12.07

When you wish upon a star

Se você já está cansado de pular sete ondas, há muitos anos passa o reveillon engasgado com uvas, considera o preço das flores para Iemanjá um absurdo mesmo sem CPMF e não acredita mais nas próprias resoluções de ano novo, essa é a sua chance!
A previsão para a madrugada é de chuva de meteoros. Não, não é a oportunidade de morrer atingido por um ser vindo do espaço. Para os íntimos, os meteoros são as estrelas cadentes e esta noite elas vão dominar a Terra. Cerca de 80 estrelas despencarão sobre nossas cabeças a cada hora em um fenômeno de extrema beleza e esperança para os desesperados.
Decore os pedidos para não errar na hora e olho fixo nos traços luminosos do céu. Especialistas recomendam olhar para o lado onde o sol se põe e escolher lugares altos como topo de prédios ou descampados como praias. Para garantir, vá para alguma cobertura na Delfim Moreira. Eles recomendam também paciência, mas se você já esperou até aqui para ter seu desejo realizado, meia hora a mais ou a menos não é nada.
Se der, vê se pede alguma coisa pra mim.

9.12.07

É.

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
Clarice Lispector (10 dez 1920 - 09 dez 1977)

1.12.07

1o de dezembro de 2007

Você aqui de novo? Não é possível! Tem alguém controlando esse tempo? Acabou de ser dezembro. Mal consegui andar um quarteirão desde que abriram o Rebouças e já está trânsito de novo, quem colocou essa árvore no meio da Lagoa?
Eu estava fingindo que não via a onipresença do Papai Noel nos shoppings e encartes de jornal, mudava de assunto quando faziam planos para o reveillon ao meu redor: eu não sei onde vou estar no dia 31! Não posso garantir que vá estar feliz tacando champagne na cabeça dos outros. Tomo remédio para ansiedade o ano inteiro e agora querem correr com as datas festivas, inventaram um tal Dia do Samba para começar o Carnaval dois meses antes da hora. Daqui a pouco vou comprar ovo de Páscoa em janeiro.
Não pode ser Natal de novo, se bobear devo ao cartão de crédito até hoje. É isso mesmo? Planos para 2008? (ainda é 2008, né? Vai ver pisquei e estou atrasada para a Copa. Os ingressos já estão à venda?) Planos para 2008. Nem assimilei ainda o que aconteceu em 2007. Tenho que fazer aquelas listas? Esse ano escrevi mais de 120 textos aqui e no Tribuneiros, o que significa muita besteira publicamente assumida e uma economia de horas na terapia de grupo. Passei a ouvir Martnália nesse ano ou no passado? Las Chicas foi nesse ano. O CD novo da Maria Rita ainda é novo? Ai... lembrei que nesse ano Los Hermanos trocaram os shows por partidas de truco em casa. Agora só o vento vai dizer lento o que virá.
House já está na décima temporada, mas entra na lista desse ano. Em 2007 houve a conquista de Nova York por Bruna! E o país foi conquistado por Bebel. Bebel e Wagner Moura. Tropa de Elite. Lançaram War in Rio, vocês viram? 2007 foi mais violento? Essa pica é do aspira. Sergio Cabral entrou esse ano, Valerioduto é do ano passado, Renan é coisa nova, certo? Mas Renan é velho pra caramba. O Christo Redemptor agora é oficialmente uma maravilha. Que outros filmes vi em 2007? Notas sobre um escândalo, Shrek 3, Scoop, O ano em que meus pais saíram de férias foi 2007 ou 2008? Certamente em 2007 Hugo Chávez não calou a boca. Fidel não morreu. Lula também não (calou a boca). No ano passado ainda voávamos de avião no Brasil? Não, até o meio do ano passado, na calma dos ignorantes. Não imaginávamos que um avião pudesse atravessar a pista de Congonhas e explodir ao bater em um prédio. Bentoxisveí esteve por aqui. Al Gore também? Perdi a noção, para onde eu olho tem Al Gore. E temakis.
Em 2007 descobri onde fica Mianmar, nunca tinha visto protesto de monges. Por aqui também houve conscientização, milhares de pessoas foram à praia de Copacabana para o Live Earth. Sim, aquilo era um evento mundial para alertar sobre a crise climática, não era uma micareta. Em 2007 decretaram que o mundo vai derreter. Ele decretou – Al Gore. Jogos Panamericanos! O Rio nunca esteve tão patriota. Os estádios ainda estão de pé? Por que o Co-Rio ainda não pagou todo o meu salário? Olha o rancor, deixa esses sentimentos ruins para trás, nesse ano você aprendeu que Obina é melhor do que o Eto’o. Vai enfeitar a casa e vestir seu espírito natalino que o mundo fica melhor. É só um mês, depois passa.
Passa rápido demais, deve ser por isso que não tenho aprendido nada. Ou passa exatamente igual a sempre, eu é que estou correndo demais. Fazendo a retrospectiva mais cedo dá tempo de reverter a situação antes do fim oficial do ano. Em dezembro eu vou fazer yoga.