14.10.07

O feriado da criança carente (ou Uma vaca de Rolex)

Eu, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Adriana Esteves e Raí passamos o feriado no Rio de Janeiro. Provavelmente outras celebridades também passaram, mas só esbarrei com essas. E com vacas. Está acontecendo no Rio a Cow Parade: artistas customizam vacas e elas ficam espalhadas pela cidade. Provavelmente também esbarrei com outras vacas, mas só dei atenção a essas. Não sei se a proposta era ser uma mostra interativa, nem como o público reagiu nos outros lugares. Aqui as obras são agarradas, escaladas por crianças e incessantemente fotografadas. Vi pessoas abraçando as vacas. Cariocas abraçam tudo.
Cariocas falam sobre Tropa de Elite. Ainda. E, como continuação, debatem o assalto do Luciano Huck. Ok, eu debato, eles acompanham. O homem tem uma arma apontada para a cabeça, escreve um artigo para o jornal e é acusado de (no mínimo) ser elite. Isso é acusação? Eu também escreveria para o jornal. Não escrevi porque ainda não fui assaltada, só a moça do carro ao lado cuja bolsa levaram no Leblon e a irmã cujo carro arrombaram na porta de casa. Não me roubariam um Rolex (não me pagam esse salário) nem polemizariam sobre meu desabafo (já estão acostumados), mas ficar calada pensando que é assim mesmo não ajudaria. (Aproveito para pedir a todos os assaltados que registrem a queixa na delegacia).
Depois que o Roberto da Matta resumiu o bafafá chamando a crítica de neofascista e acusou-a de negar a um rico o mesmo direito de reclamar dado a um pobre, opino também para defender o direito de cada um usar no pulso o que bem lhe interessar desde que pago com dinheiro honesto. Não roubam por serem pobres, fosse assim o Congresso estaria uma beleza (a frase não é minha, roubei do Globo). Frase minha é que o rapaz foi ingênuo, sábio foi Tom Jobim ao dizer que no Brasil sucesso é ofensa pessoal.
De resto, não estava muito sol e a praia estava cheia, não fiz nada demais e gastei uma fortuna, começou o horário de verão e ainda não achei muito legal, daqui a alguns dias tem mais feriado e de novo prometo que vou viajar.

Nota de esclarecimento: o assalto do Rolex foi em São Paulo. No Rio, até agora, nenhuma vaca foi vítima de bala perdida.

2 comentários:

Unknown disse...

mas uma foi presa, esqueceu?

Julieta disse...

algumas pessoas também olham para as vacas como se elas fossem ets. e bem que eu te vi cheia de sacolas, Helena!