13.12.06

You´ve got a friend

Você já pensou em pedir a um amigo bonitão para te acompanhar numa festa? Já usou sua melhor amiga para despertar ciúmes em alguém? Já mandou flores pra si mesma? Então você é muito antigo. Carência e solidão agora afetam todas as áreas da vida de uma pessoa, não ter namorado não é mais o único problema que afeta as pessoas ao seu redor. Você é popular, tem uma galera muito animada e que te aaaaama? As cobranças evoluem assim como a tecnologia e, já que ela está aí, que faça a sua parte na questão. Se além de ir ao cinema sozinho você não tem milhares de amigos no Orkut, talvez no pinel forme um grupo.

Quando alguém te adiciona no Orkut você pensa antes de responder se Fulaninho é seu amigo, ou todos são do mesmo nível? Já pensou “por que essa criatura esnobe que nunca me olhou na cara resolveu aparecer”? Alguma vez usou a classificação de adicionados “Não Conheço”? Se sim, pode me explicar por que diabos aceitou Fulaninho na sua página? Aliás, como está sua avaliação orkutiana - quantos por cento sexy? E confiável? Se você é do tipo que tem um messenger lotado de gente, fico mais tranqüila. E aproveitando, peço que me esclareça uma coisa: O que são os "Outros Contatos" no MSN? Se não são amigos, família nem contatos de trabalho, posso dizer que são o quê - Intrometidos? Amigos dos amigos? Carentes? Figurantes?

Figuração deveria ser um trabalho com área de atuação mais ampla. Para que esperar a câmera se tem gente olhando o tempo todo ao redor nos lugares públicos? Ao invés de você chegar sozinha no Baixo Gávea numa quinta à noite, contrata umas pessoas, espalha por ali e pronto – olha a vereadora do povo chegando! O melhor é que não precisa dar muita atenção para esses profissionais e nem fingir que está feliz como faz com quem convive só para fugir da solidão. Convenhamos, bem mais fácil!

Para quem não quer passar o Natal sozinho, uma empresa holandesa criou um DVD que faz companhia. Atores interpretam diferentes situações em torno de um jantar - pode ser romântico ou uma discussão – e basta o sem-amigos dar play na máquina para participar enquanto ceia. Na versão Festa de Reveillon é capaz até de vir uma garrafa de champagne para o brinde.

Drinking with Steve é um DVD que segue a mesma linha, mas ele é daqueles amigos para toda hora. No vídeo, Steve senta-se em um sofá, bebe cerveja e fuma. Para que mais? Milhares de casais vivem no silêncio há anos... Você está chateado? Se sente o mais desprezado dos seres? Está só com vontade de tomar um chopp? Nunca mais vai se sentir mal por beber sozinho depois de comprar Steve! O site de venda mostra outras vantagens nessa relação – sem conversas estúpidas, sem drama sobre ex-namoradas ou tirações de onda.

E se você faz questão que os outros saibam que não é mais um marginal na sociedade, é possível adquirir amigos virtuais no site Fake Your Space, que oferece um serviço de venda de melhores amigos. Os usuários de sites como My Space e Orkut pagam um pechincha para escolher um amigo que deixará uma série de mensagens em seu perfil. Ele fica como você quiser e vai mostrar ao mundo internético a pessoa super popular e legal que você é.

Enquanto não volto a trabalhar, posso fazer uma caixinha de fim de ano oferecendo meus serviços de amiga. Por uma módica quantia, ligo várias vezes para seu celular. Por mais um pouco conheço quem te interessa e faço vários elogios à sua personalidade e capacidade de agregar. Que tal? Mas mais fácil de verdade, mais barato e digamos (sem querer ofender) maduro seria conviver bem consigo mesmo, tentar entender por que tem dificuldades de se relacionar ou simplesmente aceitar que quantidade não é qualidade. Hum, frase mais antiga... Ninguém vai gostar.

4 comentários:

Julieta disse...

você é do tipo amiga na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, em Paris e no Saara????
se for, estou interessada.

Anônimo disse...

B.D, eu tomo chope sozinho! (E é dele - deles, logo - a única quantidade que me interessa por ora).

Anônimo disse...

Assustador...onde isso vai parar? Será que é mesmo "impossível ser feliz sozinho", caramba ? Eu acho que não !

Sensacional o seu texto !

Gustavo disse...

"capacidade de agregar". Com essa frase voce resumiu tudo... porque esses muitos, na sua maioria, nao valem de nada..