28.7.07

Sweet child o'mine

Acontece quando o Beijoqueiro reaparece no Maracanã atrás das meninas do futebol e o estagiário grita: “um velhinho invadiu o campo!”, o que gera uma comoção saudosa, indignação pelas cacetadas que ele levou e espanto do garoto: “vocês conhecem o cara?”. Ele também nunca ouviu falar no Juruna.
Você lembra que tinha pânico de encontrar o Ulysses Guimarães no mar de Angra depois que helicóptero dele caiu. Comentando com uma amiga, ela revela que o filho adorou o CD preto do RPM que achou: “antigamente os CDs eram enormes, né, mãe?”. E culmina nos 20 anos de Appetite for Destruction. Axl, bermuda ciclista, bandana na cabeça. Por que exatamente você guardou suas argolas douradas? Para quando a irmã mais nova aparecesse de colete e escova no cabelo, pudesse ter a indumentária completa. Você só reza - por favor não me diz que vai para a re-inauguração do Fun Club.
O DVR não pode vingar porque se os estagiários não compreenderem a gravidade de não se conseguir programar um videocassete eles serão oficialmente uma nova geração! Tudo bem as Barbies terem virado Pollys, o PS3 ter substituído a Cecizinha no Natal, mas ter que responder que sim, é verdade que o Michael Jackson era preto, aí já não dá. Finge que você sempre se comunicou por email, sempre! Ouviu falar que a bateria azul durava 6 horas ao contrário das 2 horas das verdes, mas seu celular sempre ficou ligado 24 horas, Teletrim devia ser uma parada tipo TeleSena, tá ligado? E na primeira vez em que foi aos Estados Unidos (para comprar Pringles e Juicy Fruit) não mandou um postal encantada com os telefones porque eles davam linha assim que tirávamos do gancho. Os telefones daqui é que davam linha, eram temperamentais, iam embora e não ligavam no dia seguinte! Meu Deus, será que os molequinhos te chamam de tia no sinal porque realmente te acham bem mais velha? Você sente uma taquicardia – mas já está na idade de infartar?
A Astrid entra na sala. Pela porta, não pela TV. Chegou para a reunião. Você só pensa em pedir – por favor, fala mais uma vez “na primeira posição do Disk MTV, Epic, com Faith no More". Mas fala baixo senão os estagiários vão querer saber quem é.

And if I stare too long I’ll probably break down and cry
And pray for the thunder and the rain

To quietly pass me by

24.7.07

Assim

Porque eu vi lá do começo da rua que você estava na porta da varanda. Porque tocava um CD do Elvis no carro. Porque eu olhei para ver se você estava vindo. Porque dá saudade sem. Porque existe email. Porque o Flamengo ganhou. Porque eu desenrolo o cabelo. Porque você ignora a blusa. Porque tem sempre vinho no meu copo. Porque tem sempre whisky no seu. Porque você deita no meu colo. Porque eu preciso apagar as mensagens do celular. Porque existem orelhas. Porque existem pescoços. Porque existem mãos. Porque o gatinho deu de cara no vidro. Porque você bebe muita água. Porque eu acho bombom na bolsa. Porque você quer saber. Porque eu tento entender. Porque você está perto. Porque eu não acredito na sua fama de mau. Porque o tempo passa. Porque a gente muda. Porque a vida ensina. Porque a gente cede. Porque é bom.

23.7.07

Aspas

"O que atrapalha o ser humano... é gente."

Anônimo no trailer de É Tudo Verdade.

19.7.07

Com muito orgulho e muito amor

"E de tanto torcerem por você, você aprendeu a torcer.
Começou a torcer para ganhar muitos presentes e flagrar Papai Noel.
Torcia o nariz para o quiabo e a escarola. Mas torcia por hambúrguer e refrigerante.
Começou a torcer até para um time. Provavelmente, nesse dia, você descobriu que
tem gente que torce diferente de você.
Seus pais torciam para você comer de boca fechada, tomar banho, escovar os dentes, estudar inglês e piano.
Eles só estavam torcendo para você ser uma pessoa bacana.
Seus amigos torciam para você usar brinco, cabular aula, falar palavrão. Eles também estavam torcendo para você ser bacana.
Nessas horas, você só torcia para não ter nascido".

Campanha da DPZ para a Copa de 2002.
Em Tribuneiros.com, campanha pela torcida Pan.

15.7.07

Espírito esportivo

O Pan mal começou e as coisas já estão péssimas: lavei a camisa verde e amarela para tirar o mofo. A gente fica pateticamente patriota e planeja começar uma revolução, melhor o governo ficar atento.
Os organizadores da linda festa de abertura teriam alegado que os ritmistas tocariam usando playback devido a problemas de acústica no Maracanã. Para testar essa afirmação, o público vaiou o presidente Lula: em todas as Américas realmente ecoou a demonstração de carinho ao líder do país. E deu um nó na garganta.
A ginástica em equipe é no sábado à noite. Poxa, a dor de garganta não passa, melhor ficar em casa vendo TV. Se a atleta só cumpre as exigências, por mais perfeita que seja a apresentação, a nota não será muito alta. Se acrescenta elementos de bonificação e o nível de dificuldade aumenta, a nota segue o mesmo caminho. E uma dose de charme nunca é mau. Se arrisca muito, pode ganhar muito. Se arrisca pouco... Entendi.
A trilha do solo da Daiane é tão maravilhosa que quase grito gol na janela por não saber como comemorar. Penso em colocar a foto da Jade no "Vin de la Maison" da semana. Xingo o câmera que não mostrou a Daniele Hypolito pedindo para a arquibancada aplaudir o ouro americano.
Jade, Laís, Daiane e Daniele são medalha de ouro, independente da opinião dos juizes.
Amanhã tem final da Copa América, Brasil e Argentina. E final da Liga de vôlei. E final individual masculina na ginástica.
Se eu começar a cantar Viva essa energia, por favor alguém me tire da cidade até que os jogos acabem.

11.7.07

Natural born killers

"Batman é, na verdade, Bruce Wayne. Homem-Aranha é Peter Parker. Quando o personagem acorda de manhã, é Peter Parker. Ele precisa vestir um disfarce para virar Homem-Aranha e é nessa característica que só Superman se encaixa. Superman não se tornou Superman, Superman nasceu Superman. Quando Superman acorda de manhã, ele é Superman. Seu alter-ego é Clark Kent. Seu figurino com o grande S é o cobertor em que ele foi embrulhado ainda bebê, quando os Kent o acharam. Essa é a sua roupa. O que Kent usa – os óculos, o terno – esse é o seu disfarce. É esse disfarce que Superman usa para se misturar conosco. Clark Kent é como Superman nos vê, e quais as características de Clark Kent? Ele é fraco... inseguro... ele é um covarde. Clark Kent é a crítica de Superman à toda a raça humana."

Kill Bill vol. II

6.7.07

Ah, que maravilha

Votei no Cristo. Porque precisava desesperadamente de um fim de semana e a sexta-feira chegou com um céu descaradamente azul. A garganta não dói mais. A Vogue de julho acena intacta da porta. Daqui a 24 horas vou dar um mergulho, deitar na areia quentinha e só me preocupar com as novidades da revista. Fui na varanda para sentir o sol bater na pele e ver se o corpo entendia que era hora de acordar e ele estava ali em cima, com os braços abertos se espreguiçando quase igual a mim. Sentei para ler o jornal e o link Vote no Cristo fez uma carinha de "me ajuda". Liguei para onde pediram. Uma gravação de mulher respondeu: "Seu voto foi computado, obrigado por sua ligação". ObrigadO? ObrigadOOO?
Droga! Por que me deixei levar pelo impulso? Quero reverter meu voto. É obrigadA. Enquanto as pessoas não tiverem o mínimo de alfabetização, não voto nisso. Não consigo retirar o voto. Escolho as outras maravilhas para anular minha participação. Voto no Alhambra, na torre Eiffel, em Machu Picchu. Besteira.
Isso me estressou. Lembro que preciso urgentemente de um sábado de sol largada na praia olhando para... bem, para a favela do Vidigal.

4.7.07

Outras notícias, no Jornal da Globo

Tem vezes em que a gente não sai do trabalho, mesmo que não esteja fisicamente lá. Para tentar me reconectar com o mundo, assisti ao Jornal Nacional:
O Live Earth foi suspenso. Não ele todo, claro, a parte aqui do Rio. Não existem policiais para todo mundo – público do show, atletas do Pan e bandidos do morro do Alemão. Xuxa, D2 e Lenny Kravitz ainda não se pronunciaram.
O galã de Malhação levou uns travecos para o motel, se irritou e tentou jogá-los do carro.
As jogadoras de softbol tiraram fotos sensuais para atrair patrocínio. Posaram de camiseta e taco na mão.
Alguns outros competidores já chegaram à Vila Panamericana, escaparam ilesos ao trajeto aeroporto-Barra. A Secretaria de Segurança estuda adotar o esquema vitorioso para todos os outros visitantes do Rio: 1,1 batedor da polícia por pessoa.
No Cartoon estava passando Se liga, Ian. Ian é uma criancinha cinéfila que finge que a vida é um filme de aventura onde ele é o diretor.
Preferi.