5.9.08

Nessa data, querida

Trinta. Como chegamos aqui tão depressa? Nem virar uma tequila fazíamos nessa velocidade!

Quem inventou que trinta é importante? É uma pressão digna de reveillon, tem que se divertir, refletir, não pode passar em branco, socorro! 29 ou 31 dá no mesmo. Calma, prometo que vai passar e vamos voltar ao dia-a-dia de conversas, planos de fins de semana, festas sensacionais, lágrimas torrenciais, macarrão e risoto exatamente como temos feito nos últimos... quantos anos? Já tem uns oito desde que nos conhecemos e você brindou à minha separação dizendo que eu era muito melhor sem ele? Quantos eles já passaram? Nossas figurinhas premiadas, brilhantes e perfumadas que não completam álbum. Quem se importa? Depois que o álbum acaba perde a graça mesmo.

Você conseguiria voltar praquela vida de chegar em casa às seis da manhã? Talvez. A gente ainda acha que vai morrer a cada fim? Acha. Mas por pouco tempo. Que bom, tomara que aos quarenta continue assim.

Eu me lembro do aniversário de trinta anos da minha mãe! Estávamos as três filhas, a babá e a cozinheira preparando a festa e as duas comentavam como ela era jovem. Onde colocaríamos essa gente toda nas nossas casas? Nos nossos dias? Nas nossas cabeças eminhocadas e corações epiléticos? Ela já tinha uma família na minha idade, eu tenho medo de me comprometer com o plano trimestral da academia!

Vi o Waltinho falando sobre pertencimento, a sensação de ser estrangeiro a um mundo, não conseguir fazer parte de algo maior que a gente. Que essa dor existencial tanto pode dizer respeito à falta de um pai quanto de um país. Ou de uma coisa qualquer que tantos passam a vida buscando. Trinta anos é tempo suficiente pra achar? Se você chegar lá não se esquece de me mandar um cartão postal. Pelo que dizem você vai saber tudo agora que é uma mulher feita. Dizem os mais novos. E os mentirosos. Ou os bem rasinhos. Que inveja...

Bom, preciso acabar esse testamento logo porque ainda tenho a casa inteira para varrer. Sabia que é importantíssimo limparmos o ralo do chuveiro? Por que não me avisou? E pensar que tem gente que casa só pra não ter que encarar isso. Desentupir ralo sozinha é fácil, difícil é ficar mais velha sem abraço. Então estamos bem, parabéns! E fica tranqüila que os próximos trinta devem ser mais fáceis, você já aprendeu tudo isso.

Feliz aniversário!

4 comentários:

Anônimo disse...

É mais fácil ficar velha depois de ganhar esse texto de presente!
OBRIGADA!

Leticia Wahmann disse...

Mesmo me sentindo preterida (afinal, fiz 30 não ganhei texto nem cartão) vim aqui para dizer que vc se supera ! Lindo texto !
Queria saber usar as palavras tão bem quanto vc para um bilhetinho que fosse para a aniversariante do dia.......
E os 30, eles estão na cabeça ! Muita Matriz (se o CM deixar), muitas festas e vodcas, mtas risadas e mtos encontros....é isso que eu desejo para ela e para a gente tb !

Anônimo disse...

Puxa está arrasando, cada um melhor que o outro. Ana

Anônimo disse...

Eu tb desejo tudo o que a Lê desejou, mas desejo mais que ela venha me visitar. Tenho certeza que daria as melhores risadas com ela aqui.
Sim eu sou egoísta, e por isso mandei o CM fechar a Matriz - segundo a autora. Se bem que Já ouvi de outras pessoas que está fechando por prejuízo desde a minha partida. Vai saber...

Fia, texto lindo. Amei, pra variar um pouco. =)