28.2.07

O melhor do mau humor

Internet Wireless
Vizinhos
Calor de 40 graus
Pessoas que não respondem emails
Desenvolvimento econômico do Brasil

"Desfrute seu dia até que um imbecil o estrague".

Woody Allen
Novo projeto do Scorsese com Mick Jagger
Ipod
Amigos desempregados
Fluoxetina

26.2.07

Gold stars

Eu vou falar sobre NY, mas antes tenho que passar por Hollywood porque lá estavam o Coppola, Spielberg e George Lucas com cara de quem combinou uma surpresa para um amigo. O amigo era o Marty, o Scorsese de Taxi Driver, Casino, Goodfellas e finalmente de Os Infiltrados. Foi a melhor parte da festa, não só por “corrigir uma injustiça histórica”, clichê preferido do Oscar, mas por imaginar aqueles quatro juntos numa conversa informal. Sobre o que falam Spielberg e George Lucas depois de uma partidinha de golfe? Nem sei se os caras jogam golfe, mas adoraria ser a mosquinha que participa desse momento.

And the Oscar went to him. "I just want to say too that so many people over the years have been wishing this for me. Strangers. You know, I went walking in the street, people say something to me. I go in a doctor's office, I go in a whatever (...) "you should win one." I'm saying thank you. This is for you”.

Mais cedo, emocionado, Forest Whitaker, de aplaudir de pé em um dos melhores filmes da temporada fazendo o público sentir carinho por um dos piores ditadores o mundo, agradeceu como sugerido pela Ellen DeGeneres, apresentadora da festa - Não é que não tenhamos tempo para os discursos, não temos para discursos chatos, então falem sobre sua infância no Bronx, mesmo que você nunca tenha ido ao Bronx. Fica legal! - E assim ele fez: “Because when I first started acting, it was because of my desire to connect to everyone. To that thing inside each of us. That light that I believe exists in all of us. Because acting for me is about believing in that connection and it's a connection so strong, it's a connection so deep, that we feel it”. Foi merecido, assim como o prêmio para Helen Mirren, rainha num filme que, não fosse por ela, por mim poderia ter passado só na HBO. Quando a Toni Collette vai ser reconhecida?

A noite elegeu Al Gore; Jack Black, John C. Reilly e Will Ferrel, para variar, me fizeram cair da cadeira de tanto rir; Miss Sunshine ganhou melhor roteiro, que é a categoria do meu coração; não vi Dreamgirls mas sei que vou adorar porque a Beyoncé naquele figurino é um espetáculo; os tomara-que-caia das mulheres continuam sendo um mistério para mim – como os melhores costureiros fazem vestidos que achatam os peitos não-siliconados? – mas gostoso mesmo foi ver a abertura Apple-style da cerimônia, com os indicados em fundo branco falando descontraidamente (oh my God, Abby, you were nominated for an Oscar!).
Vejam no behind the scenes

Every time you go to a movie is a blind date”.
Já que as vinhetas tinham frases clássicas deliciosas de filmes, acrescento aqui as minhas, tiradas da noite de ontem. Não posso creditar, não sei quem disse.
It´s a good life to be allowed to write some songs and spread some hope and some joy and some humor around. It´s not so bad, I´m pretty lucky”.

There is no people like show-people, por isso não perco uma premiação!

PS – E não é que Borat tem jeito de galã? Tempos modernos...

Para continuar no clima, promo do Spike Lee.

16.2.07

Pra canoa não virar

Reflexões sobre o ano pós-Carnaval 2006. Ali escrevi:

“Desde que a mulata bossa nova caiu no huly-guly e só dá ela na passarela vale a máxima do vou beijar-te agora, não me leve a mal que hoje é Carnaval. (...) São 361 dias de perfeccionismo, dor de cabeça e estômago queimando de tanto sapo que se engole, uma fortuna gasta no divã para não infartar aos 30 anos e no primeiro acorde do cavaquinho se começa a entender que a vida tem que não ser séria por 4 dias.

Não vai dar, não vai dar não, você vai ver a grande confusão. Essa história de quero todas não me leve a mal hoje eu tô bebendo mais não me faz correr atrás. Eu sou a filha da Chiquita Bacana, não entro em cana porque sou família demais! Até a próxima letra... Chiquita Bacana lá da Martinica? Existencialista com toda a razão, só faz o que manda o seu coração. Menina vai, com jeito vai, senão um dia a casa cai. Então tá combinado! As águas vão rolar e garrafa cheia eu não quero ver sobrar, estou aprendendo que sem sassaricar essa vida é um nó, o negócio é seguir a turma do funil: todo mundo bebe mas ninguém dorme no ponto. Ô abre alas que eu quero passar!Se dá alegria faz também sofrer, ô balancê balancê quero dançar com você, se você fosse sincera veria que eu fiz tudo pra você gostar de mim, oh meu bem não faz assim comigo não, você tem que me dar seu coração. No Carnaval, band-aid tapa até buraco no peito. Essa história de gostar de alguém já é mania que as pessoas têm. A gangue só me chama de palhaço e a minha colombina que é você só quer saber de iê iê iê.

Ai, ai, ai ai, está chegando a hora, o dia já vem raiando, meu bem, eu tenho que ir embora pro resto da vida de todo dia. Só falta um ano pro próximo Carnaval, vou fazer o possível para não esquecer o refrão. Agora é esperar a apuração mas pra mim o clima de viver intensamente 4 dias mesmo sabendo que tudo vai acabar na 4a feira de cinzas é campeão!”*

Não esqueci o refrão, a canoa não virou, eu chego láááá.

*publicado em fev/06 -
Seu Martin 1

14.2.07

Fundamental é mesmo o amor

- So the final question is: Why do people want to fall in love when it can have such a short run and be so painful?
- Propagation of the species?
- We need to connect with somebody.
- Are we culturally preconditioned?
- Good, but too intellectual for me. l think it's because, as some of you may already know ... While it does last, it feels fucking great.

Texto de O Espelho tem duas faces, ilustração de Freud by Warhol e consequências em Tribuneiros.com

12.2.07

Os musicais da Bróduei

Prendedor de cabelo, flores de crochê, benjamins e adaptadores, frutas, fantasias de Carnaval, sandálias, camisas de salva-vidas com a frase “Afoguem as feias”, óculos escuros, brinquedinhos e CDs. Elas não deixam de usar salto fino porque agarra nos buracos, mas porque acham realmente bonitas as plataformas enormes; as calças parecem ter sido compradas um tamanho menor para marcar bastante as imperfeições do corpo e a calcinha; as tonalidades de louro dos cabelos, se os laboratórios tentassem, não conseguiriam criar. Eles não disfarçam o olhar para nenhuma mulher que passa, cantam pagodes e vestem tênis gigantescos com calças jeans claras. No elevador, em 99,9% das vezes o assunto é futebol – “E o Romário, hein? Mermão, desse jeito vai ter que contar os gols do pleisteixom para chegar ao mil”.

Entre o Theatro Municipal, a Câmara Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional, mendigos dormem na praça que poderia ser um cartão postal. Falou no celular na rua, há enormes chances de um moleque saltar na sua orelha e correr entre os carros antes que você perceba que foi roubado. Ao cair o primeiro pingo do céu, “sombriiiinha, 5 reais”. Mas preste atenção porque o pingo pode ser dos aparelhos de ar-condicionado. Dos milhares de cinemas que batizam a região - Odeon, Império, Pathé, Capitólio, Rex, Rivoli, Vitória, Palácio, Metro Passeio, Plaza e o Colonial (deve ser por isso que eu gosto daqui) - os que não resistiram viraram igrejas evangélicas ou exibem filmes pornô, clientela fiel desde 10 da manhã nos dois casos. Seis da tarde, cada bar espalha suas mesinhas pela calçada e aí “amor, trabalhei até tarde hoje”! É sempre sexta-feira. Sendo que na sexta-feira mesmo a fumaça dos churrasquinhos não perdoa patrão nem empregado.

Entre lojas de R$1,99, restaurantes a quilo para todas as classes, pirataria escancarada pelas calçadas, encontrões na multidão e elevadores entulhados de trabalhadores encalorados, entro nas Lojas Americanas e me pego cantando a música que vem das TVs de 2 mil reais. Vai / E avisa a todo mundo que encontrar / Que existe ainda um sonho pra sonhar...
Acústico do Roupa Nova. Você é pessoa que nem eu / Que sente amor / Mas não sabe muito bem/ Como vai dizer...

O Centro da cidade pode ser desesperador.

8.2.07

Danco eu dança você

Eu tinha 16 anos quando ele me disse: eu gosto de você, mas acho que agora quero ficar sozinho. Ficar sozinho não significava viver em um chalé na montanha com vários livros, estava mais para festas e boites da moda com milhares de garotas que esmagavam as mãos das amigas quando ele virava de costas e piscava para os cúmplices. Quem ficou sozinha fui eu. Não em um chalé na montanha com livros, mas na minha cama com lenços de papel e música pop no fundo. A pior lembrança é a das músicas.

Talvez tenha começado antes. Eu tinha 15 anos quando disse para ele que não queria namorar. Eu detestava o cara, eca! E, como estava desprezando um garoto lindo e apaixonado por mim que carregava uma caixa de bombons, Santo Antônio resolveu me castigar. Desde então, de tempos em tempos, alguém abaixa a cabeça e me diz com tom de sofrimento - eu gosto de você, mas acho que agora quero ficar sozinho. Às vezes ainda nem está na hora do querer ficar sozinho, mas quando o cara diz o “gosto de você”, eu já pego a bolsa e saio de cena para poupar tempo.

Ah, se eu tivesse comido aquela caixa de bombom e guardado os papeizinhos na agenda... Hoje minha vida seria outra! Eu não seria essa pessoa independente, descolada, segura de si, freqüentadora do melhor cabeleireiro, dona do armário mais invejado da cidade e cheia de amigos gatos e que acha que mulheres que esperam o homem perfeito que faz suas pernas tremerem e te dá muita segurança são loucas.

Eu seria uma daquelas mulheres que julgo que nunca vão saber. Andaria com os braços do meu marido ao redor dos meus ombros, acharia que boites são muito barulhentas e que bebida é vinho no jantar na casa da serra. Faria hidroginástica e bolos de laranja, nunca dirigiria à noite nem compraria lingerie na Verve. Eu morreria de inveja das minhas amigas descoladas, independentes, seguras de si e cheias de amigos gatos. Eu acharia que mulheres que esperam o homem perfeito que faz suas pernas tremerem e te dá muita segurança são loucas.

6.2.07

A girl in a bar e os rescuer-guys

Sentei na frente da TV às 21h55 para esperar o episódio começar. Não tenho a menor idéia da última vez em que fiz isso, e não porque eu não amasse Grey´s Anatomy ou Lost até ontem, mas porque não lembro como era a vida sem um DVR ou Limewire e etc. Esperar a hora da série começar? Esperar pelos intervalos? Esperar o canal decidir quando estréia? Eu fiz isso. E precisava escrever sobre isso hoje, mas não sabia o que nem o porquê já que esse blog não é meu querido diário.

Por que Grey´s Anatomy ganha todos os prêmios e honras? Procurando a frase, a cena, o sentimento que explicasse o que me fez esperar meses pela nova temporada, vi que nada isolado fazia muito sentido, não foi um episódio de tirar o fôlego. Entrei no blog da Shonda Rhimes. Sim, eu leio o blog da criadora da série, freak. E lembrei de quando Meredith e McDreamy se conheceram no bar numa noite qualquer sem nem imaginar o que estaria por vir.

- Você não pode me ignorar, precisa me conhecer para me amar.
- So if I know you, I’ll love you?


É isso.
Ontem falaram sobre tempo, estar preso em um momento, querer voltar atrás, ver que podemos ter demorado demais, pensar se ainda dá tempo. E sobre o mérito de dizer eu te amo. São coisas de todo o dia. Não que todo o dia tenhamos que decidir entre quem nos faz bem e quem nos faz mal, que seguir adiante, pagar um preço, encarar... ou sim, vivemos isso todos os dias e sofremos em maior ou menor escala e ninguém é muito original, seja isso bom ou ruim.

Mas não é todo dia que o Chris O´Donnel joga na nossa cara que o Mc Dreamy que faz nossas pernas balançarem não é uma coisa boa como ele é, nem é todo dia que aparecem pessoas-resgate-Chapolin-Colorado assim. “You know, rescuer-guys, right? They’re the ones who are determined to break through the scary/damaged barrier we dark and twisty girls put up. São a coisa real, homens-resgate são os caras com quem casamos. Os caras com quem deveríamos casar. Mas aí existem os McDreamys do mundo…”

Aí eu parei de ler. Que besteira adolescente, ler blogs, quem é Shonda? Humpf...

1.2.07

Ma che?!

Apóie a guerra do Iraque, seja internacionalmente conhecido como corrupto, lidere um partido de extrema-direita mas nunca, sob hipótese alguma, dê em cima de outra mulher. E quando me magoar, peça desculpas.

Ele foi primeiro ministro da Itália e é a 37ª pessoa mais rica do mundo. Ela? Uma atriz de filmes B. Enquanto ele é sensacionalista e polêmico, ela é low profile, nunca sai de casa e um dia, linda e loira com os 3 filhos, viu na imprensa o marido em uma premiação falando para uma convidada: "Se eu não fosse casado, casaria com você imediatamente. Com você iria a qualquer lugar".

Verônica ficou muito brava com a gracinha, mas ele não se desculpou. Então ela pensou que já estava há tempo demais “sendo obrigada a superar com respeito e discrição os inevitáveis altos e baixos que uma relação conjugal traz”. Dessa vez sua dignidade estava em jogo e ela decidiu ensinar aos filhos a maneira certa de se tratar uma mulher, então escreveu uma carta para o marido exigindo desculpas. Quem já não escreveu linhas e linhas de desabafo? A diferença entre essa carta e as nossas é que ela publicou na capa de um dos principais jornais do país, que inclusive faz oposição a Berlusconi, seu amado esposo.

Assassinato? Divórcio? Internação? Nananinanão. Ele, através do seu partido, que inclusive ela não apóia, divulgou uma resposta. "Perdoe-me, imploro-te. E tome esta minha resposta à sua fúria como um ato de amor. Um de muitos. Sua dignidade é um tesouro para o meu coração, mesmo quando faço piadas irresponsáveis".

Desconfio de que há 27 anos ele deixe a toalha molhada em cima da cama, ou não abaixe a tampa do vaso, ou nunca repare que ela mudou o cabelo, e que essa cantada pública possa ter sido somente a gota d´água. Se não foi isso, só pode ter uma outra explicação:

( ) As empresas de mídia, entretenimento e os bancos dele estão no nome dela
( ) Ela é o verdadeiro cérebro do casal
( ) Quem tem ligação com a Máfia é ela e não ele
( ) Por trás de um grande homem há sempre uma mulher com um chicote na mão
( ) Ela tem um dossiê que prova que ele faz xixi na cama
( ) A macumba da nega é boa
( ) Nenhuma das Respostas Anteriores (mas quero ser Verônica quando crescer)