30.11.06

Qualé seu guarda, que papo careta!

“No momento todos os troncos de acesso o Detran estão ocupados. Por favor tente mais tarde”. No início parecia um filme do Tarzan, mas revelou-se uma pornochanchada.

Um dia sua carteira de motorista vence. Sim, eu posso continuar dirigindo, basta perguntar à minha seguradora que só sabe que eu existo porque anualmente deposito uma boa quantia em seu nome. Mas não, o Detran quer que eu faça uma prova. Sabe aquelas certezas que temos de que alguma coisa não vai dar certo? Eu a tenho, intensamente. Começa a saga, porque de ônibus eu não vou andar.
Os motoristas habilitados antes de janeiro 1998 não fizeram aulas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros porque a legislação em vigor na época não exigia isso deles. O Conselho Nacional de Trânsito determina que eles se adaptem à legislação atual. Acredita-se que, dessa forma, seja possível tornar os condutores mais conscientes e, assim, reduzir a quantidade de acidentes no país.

Eu acho que essa é a solução! Se eu pagar um dinheirinho para o Detran, vou resolver a barbárie que é o trânsito no Rio. Provavelmente os ônibus passarão a andar na faixa da direita, os taxistas serão substituídos por lordes britânicos, o asfalto recapeado semanalmente virará um tapete, parar no sinal à noite deixará de representar uma possibilidade de assalto, os ansiosos que buzinam um segundo antes do sinal abrir serão eletrocutados ao engatar a primeira, os moto-boys ganharão velocípedes para se locomover, os carros não vão ligar se o motorista estiver cheirando a álcool e os moleques de 20 anos nunca conseguirão passar de 80 quilômetros, engolindo seus complexos de Schumacher garanhão.

Vamos marcar a provinha de atualização? Primeira pergunta da candidata - O motorista terá que pagar alguma taxa pela prova? Não! O valor da taxa está incluído na quantia cobrada pela renovação do documento, que é de R$ 71,86 + taxa bancária. Ah, bom! Bastante justo. Desconta do IPVA anual ou do DUDA para vistoria? Essa pergunta não é válida? Ok. Tenho que fazer um exame médico, de novo, para avaliação das condições físicas, oftalmológicas e mentais. Com certeza enlouqueci nos últimos 5 anos, mas só alguém fora de seu juízo normal acharia correta essa prova. O exame é cobrado pela clínica credenciada, que surpresa! Só aceitam cash, dinheiro vivo, e pode levar em uma mala preta. Ah, para falar com algum atendente do Detran é preciso ter em mãos o DUDA pago, oh!

Um mês depois vou ao posto escolhido. Chove torrencialmente, claro. Levo meus documentos e algo estranho acontece. Os atendentes são... simpáticos? Me cadastram no sistema, tiram minha foto de graça, me fazem assinar em uma máquina e me devolvem tudo: "O sistema escolheu uma clínica de Ipanema para a senhora fazer os exames. Eu sei que tem uma clínica em frente à sua casa mas não adianta reclamar, é o sistema, hihihi! Para fazer a prova por favor ligue para o Detran. Não, aqui não é o Detran, tem que ligar para “Eles”.

- Por favor quero marcar minha prova no posto do Largo do Machado onde, mal consigo crer, as pessoas são eficientes.
- Tem que ligar de manhã porque na parte da tarde não tem vaga.
- Não posso marcar agora para outro dia de manhã?
- Tem que ligar de manhã porque na parte da tarde não tem vaga.
- A senhora é gaga? Eu não perguntei se tem vaga no posto de tarde, disse que quero marcar agora para qualquer dia em qualquer hora neste posto.
- Neste posto tem que ligar de manhã porque na parte da tarde não tem vaga. Mas tem na Ilha, Madureira, Campo Grande, Nova Iguaçu e Nilópolis.

A seguir cenas. Hoje não tem tronco vago para mim e o registro do meu cipó venceu.

6 comentários:

Julieta disse...

não se engane com a simpatia deles: você vai parecer uma fugitiva na foto.

Anônimo disse...

Muito Bom!
E concordo com a Julieta, essas fotos são desastrosas!

Anônimo disse...

Caraca mané, não dá para eliminar essa parada de digitar as letrinhas que aparecem para copiar não? Muito mala isso!

Anônimo disse...

já imagino vc e sua paciência de jó em todas essas etapas...calma, o pior está por vir!

Gustavo disse...

você tirou carteira antes de 1998 ??? heheheh

Anônimo disse...

E sua cabeça vai ficar achatada.