5.3.07

Mind the gap

Ninguém disse que seria fácil.

Esquece que só sentar levou meses? Engatinhar antes de andar causou hematomas. Não conseguir se fazer entender foi quase sufocante. Mas você seguiu dentro do esperado, maternal-colégio-faculdade, conhecido-amante-ex, estudo-estágio-emprego. Difícil foi quando acabaram as placas e a estrada deixou de ser reta. Medo-grito-choro-passos. Difícil foi a hora em que acabaram as pistas, ou foi aprender a se guiar por outras pistas. O será que é isso. O mas quem diria. Difícil foi quando deixou de ser fácil, quando você esqueceu que nunca foi fácil, ou quando percebeu que fácil é o que já foi.

Difícil é o que não te contam. Não te contam que você vai cair, e você vai, e levanta para cair de novo! Só levantam aqueles que têm quem segure, quem dê um sorriso compreensivo, pegue no colo, coloque de pé e se afaste para estimular que continue o teste, ou levantam-se todos porque é assim que fomos programados? Eles estão ali, batendo as mãos na frente da criança como incentivo, mas não dizem como conseguem andar. Eles não dizem nada. Não dizem que sofrem, que está uma merda, que talvez não dê, que foi feio, que está doendo, que é ilegal, imoral, indevido, impensável, impossível mas que acontece aqui mesmo, nas tais melhores famílias. Ninguém diz e ninguém vê e ninguém progride. Poucos progridem. Como progridem?

Naquele época de passos de dinossauro e choro fácil não falavam para você sobre coragem. Que coragem é seguir para qualquer direção. Coragem é dizer não. É ver partir e recomeçar. Coragem é ser humano e fraquejar, se levantar, superação, entrega, pausa para tomar fôlego, é pedir ajuda, é assumir, delegar. Não contaram que você não teria certeza, simplesmente não teria certeza! Não contaram que você erraria, que mesmo que acertasse outro erraria e não, o mundo, esse aqui pelo menos, não é justo, e você pagaria mesmo que acertasse? Para alguns só ensinaram que alguém vai fazer, justamente esses para quem ensinaram que tem que fazer.

Não ensinaram que coragem é decisão? Mas decidir fugir não. Fugir não é uma opção, descer do trem, sair da brincadeira, Ctrl+Alt+Del, fugir é adiar. É jogar na mão dos que vão fazer, até que nessa brincadeira de batata-quente o objeto se espatife. Para estar aqui não tem jeito, você já está, dá um jeito.

Ninguém disse que seria tão difícil.

Não te contaram sobre esse enorme espaço entre o que você esperava e o que apareceu. Coragem é equilíbrio porque viver, não te contaram? é um eterno aprender a andar.

Me contaram que life is not about finding, is about creating.

Um comentário:

Ana Paula disse...

É dificil crescer. É difícil acreditar que aos outros faltam coragem. É dificil acreditar que possam como decisão tomar tais atitudes. É difícil, muito. E com é!