8.3.07

Você está linda

Dia internacional da mulher. Uma rosa para aquela que acorda cedo para levar o filho à natação, corre para o escritório da multinacional onde trabalha, vai ao pilates na hora do almoço, chega em casa a tempo de fazer companhia ao marido e dorme depois de passar todos os cremes anti-rugas do mercado.

Ali perto, nas favelas de refugiados de Darfur, as mulheres também saem de casa todos os dias – precisam buscar lenha. Os homens não podem ir porque correm o risco de serem assassinados, e elas enfrentam a campanha sistemática de estupros que aterroriza os civis. Suas vizinhas de mundo cuidam de outras casas, casas talibans onde as janelas são pintadas para que elas nunca sejam vistas. Não podem trabalhar, as que não têm marido ou parentes homens são deixadas nas ruas para esmolar ou morrer de fome, mesmo que tenham doutorado. Feliz Dia Internacional da Mulher!

51% das mulheres brasileiras são mães. Uma pesquisa sobre emprego revelou que quase 30% dos lares são atualmente chefiados por mulheres nas nossas 6 principais regiões metropolitanas. 1/3 dessas mães não são casadas. Ah, as mulheres “Sex and the City”! Não exatamente essas da pesquisa, que estão longe de ser jovens profissionais bem remuneradas e consumistas que escolheram viver sozinhas. Quase 80% dessas mulheres vivem com até 3 salários mínimos e possuem só 8,7 anos de estudo. Mas elas estão ali, comprando seus cremes Avon e sonhando com um elogio dele.

Você achando que eu ia falar sobre como mulher é forte apesar de acreditar em tudo, como sofre na depilação, chefia marido, filho, equipe e academia... Mulher é ótimo, pelo menos pode chorar em público. Porque mulher é fresca, não é? E mulher nervosa? É TPM. Ou precisa de um homem que dê um jeito nisso. Homem, aliás, é sempre a solução que eles, homens, acham para tudo que diz respeito a nós, mulheres. Mulher quer é casar, mas desse jeito, independente, não vai arrumar marido. E para eles não tem tragédia maior nas nossas vidas.

Pelo visto, ou pelo IBGE, tem. Ou será que não? Talvez essas chefes dos 30% de lares brasileiros sejam felizes de verdade. Talvez a dor nas costas passe quando o Wellingtonzinho for chamado para o time de futebol e largar essas más companhias, quando a Danyellinha conseguir o diploma, quando sortearem o cupom dela na promoção do programa da Ana Maria Braga. Mulher é um bicho complicado, mas fica feliz com pouco. Um comentário sobre o cabelo novo, por exemplo, é uma declaração de amor que vale o dia.

Talvez essas senhoras de Havaianas no pé porque é mais prático e não porque é moda se igualem às senhoras do Leblon na bem versada herança genética que as faz idolatrar os ícones do cafajestismo. E na culpa, isso sim, característica intrínseca ao universo feminino. Esse detalhe o mundo moderno ainda não resolveu. Mas deixa que elas dão um jeito. Sempre dão.

Uma orquídea para vocês, mães africanas que largam os filhos no acampamento para buscar lenha e mães cosmopolitas que largam os filhos nos sonhos de criança porque não deu tempo de tê-los. Rosa já está muito batido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bruna, adorei a orquídea, me fez lembrar uma mulher muito linda: Billie Holiday.